Bem, vamos retomar as atividades do blog depois de já retomar as atividades da marcenaria. O blog está em defasagem, então vamos colocar os projetos em dia.
Já fazia um tempo que não mexia com o torno e queria fazer um macete pra mim, então uni o útil ao agradável.
Lá em Itaquá tem vários moirões que são do tempo que meu avô tinha olaria e resolvi pegar um pedaço para fazer meu macete.
Nem fazia a ideia de que madeira são esses moirões, levei para o Piero dar uma olhada e a aposta maior é em ipê preto.
Voltando ao macete, peguei o pedaço que cortei, passei no desengrosso e depois na serra de bancada para tirar uma seção retangular. Depois de analisar as rachaduras da madeira, vimos que era possível colocá-la no torno sem correr perigo dela estourar.
A madeira é bem escura e o macete ficou show!!!! Esqueci de fazer uma foto com o acabamento….
Boa noite Marcos,
recentemente me tornei seguidor em seu Blog com o intuito de trocar informações de interesses recíprocos. Em meus sonhos de marceneiro, nas horas vagas e FDS, prevalece a vontade de dominar essa técnica maravilhosa que é trabalhar a madeira em um torno (ainda não possuo).
Imagino a dificuldade que deve ter sido tornear essa madeira de alta densidade. Já utilizei-a em folheados na Marchetaria, dura que nem só, para cortes com estiletes (necessário o dobro de passagem em relação a qualquer outro folheado). A ferramente ficou perfeita.Ela será utilizada junto aos formões?
Osvaldo Ururahy
Osvaldo, até que não deu tanto trabalho assim, se a ferramenta estiver bem afiada o trabalho de tornear fica fácil!!
Isso mesmo, o macete será para usar junto com os formões.
Parabéns Marcos, belo trabalho.
Obrigado José Roberto!