Marchetaria montada

Ontem foi dia de levar o painel de marchetaria que tinha começado a fazer antes da pandemia – isso mesmo, antes da pandemia – para marcenaria. Na verdade tinha feito um painel bem maior e tive que diminuir um pouco para ficar proporcional da caixa de força. Com isso acabei perdendo da moldura que já tinha feito anteriormente.

Primeira etapa do dia então, fazer uma nova moldura para o painel. Usei um pedaço de folha de pau marfim que tinha em minha pasta. Cortei filetes de um centímetro para emoldurar e depois de juntei ao painel usando fita crepe. Depois de devidamente colados, fiz os cortes dos cantos para deixar com o ângulo de 45º.

Segunda etapa foi cortar um compensado de 4 milímetros com as proporções aproximadas do painel para poder aplicar a marchetaria. Por conselho do Óliver, colamos o painel no compensado com cola branca, colocamos compensados mais grossos dos dois de adicionamos sarafos com grampos para prensar bem a marchetaria, para que ela fique bem colada.

Deixei o bloco colando com os grampos e fui para a etapa das molduras, a que ficará na parede e a que será a nova “porta” para a caixa de força. Os ângulos estavam bem cortados e tive apenas que passar a cola e para amarrar a moldura eu usei fitilho – para quem é mais velho, aquele que usavam para amarrar as bandejas de ovos, rs.

Próxima etapa: fazer detalhes na moldura para reforçar os cantos, colocar a marchetaria na moldura e lixa, muita lixa para deixar o acabamento bem legal.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.