Colocando as dobradiças

Entrando na fase dos acabamentos, essa semana foi a vez de colocar as dobradiças nos retângulos. Primeiro coloquei as tampas por cimas dos retângulos para ver qual tampa se encaixava melhor em casa um deles.

Depois de marcar qual pertence a qual comecei fazer os entalhes para encaixar as dobradiças, tudo bem marcadinho, fiz os entalhes nos dois retângulos e depois nas tampas. Entalhar no compensado é bem diferente de fazer em uma madeira maciça, pois como tem folhas de madeira em todos os sentidos, acabamos sempre trabalhando no topo da madeira, que é bem mais duro.

No dia seguinte passei na Paes Lemes para comprar uns parafusos de aço e maiores para poder segurar a tampa. Chegando na marcenaria fixei as dobradiças e fui ver como ficaram os encaixes, sobrou um pouco dos lados e faltou um filete do outro.

Enxertei dois pedaços de madeira maciça para sobrar de todos os lados, e semana que vem vou trabalhar com a plaina novamente para deixar os lados bem certinhos. Ai ficará faltando os pinos que irei colocar para encaixar a tampa quando estiver fechado, pois se não tiver esses pinos a tampa ficará dançado sobre o retângulo, sobrecarregando as dobradiças.

META: terminar nas próximas duas aulas….

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.