Chiquinho

Final do projeto TOP SECRET! O presente de natal do Seu Newton! Meu pai tem uma coleção de santos que deve estar na faixa de mil imagens, isso mesmo, “milão”. Tem tudo quanto é santo que você possa imaginar, de tudo quanto é material que você possa imaginar.

Madeira, gesso, concreto, palha, metal, pano, pedra… Só vendo para entender, mas dá para ter uma ideia na foto aqui em cima.

O santo que ele mais tem é São Francisco de Assis, padroeiro dos animais, santo do dia 04/10 que por coincidência, o mesmo dia de aniversário da Namorada.

Bem, resolvi aumentar um pouco mais a coleção, claro que com mais um “Chiquinho”. Já tinha visto alguns trabalhos de alunos e do próprio Piero chamado de “Taglio e Colori” e foi a técnica utilizada para a confecção desse São Francisco de Assis.

Primeiro passo foi fazer um desenho de São Francisco que pudesse ser estilizado para que fosse possível utilizar a técnica, e depois de algumas referencias na internet escolhi esse desenho ai. Depois o processo de aumentar os riscos até as bordas, criando peças únicas, que poderiam ser cortadas, criando um quebra-cabeça.

Transferido o desenho para o compensado de 10mm, passei para a serra tico-tico de bancada para efetuar todos os cortes, transformando o desenho em várias peças (não contei quantas foram, farei isso e coloco nos comentários).

Peças cortadas, hora de arredondar as arestas e lixar peça por peça. Algumas peças tive que fazer um vinco, sem criar uma nova peça, é o caso das mangas do manto e das mãos. Essas peças deram um pouco mais de trabalho do que eu esperava.

Passo seguinte, uma camada de látex branco para criar uma base, podendo assim entrar com a tinta colorida. Ah, a tinta utilizada foi automotiva, uma tinta bem “ralinha” que apliquei com pincel mesmo, pensei que fosse dar mais trabalho, mas até que foi tranquilo.

Trabalho mesmo foi o de misturar as tinta para chegar nas cores que eu nem sabia que queria…. o processo de escolher as cores foi ao acaso, sem me apegar muito ao que tinha imaginado no início. Fazia uma cor, aplicava, montava o São Francisco e pensava qual seria a próxima cor.

O toque especial ficou na peça acima da cabeça de São Francisco de Assis, o Piero tinha uma tinha dourada, que podemos dizer que “deu um charme” a mais ao “Taglio e Colori”.

Não preciso nem dizer que estou ansioso para dar o presente ao meu pai, mas isso quem fará é o Papai Noel, só no dia 25, isso se ele se comportar até lá!! eheheheh Depois conto como foi  a entrega!

Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Olá Marcos gostei muito da matéria. Você poderia me ajudar se poder é claro com uma informação? Gostaria de saber onde posso comprar uma madeira chamada emburana de cambão para Xilogravura,pois estou com muita dificuldade de encontrar aqui no estado de São Paulo. Se poder me ajudar ficarei imensamente grata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.