Ficha Técnica: CEDRINHO

Nome Científico: Erisma uncinatum Warm

Família: Vochysiaceae

Nome Comercial BRASIL: cedrinho, bruteiro, cachimbo-de-jabuti, jaboti-da-terra-firme, quaruba-vermelha, quarubatinga, quarubarana.

Origem: Ocorre na região Amazônica, em especial no Estado do Pará. Ainda em Roraima, Amapá, Guianas e Suriname.


Habitat: Cerne marrom-avermelhado-claro, distinto do alburno cinza-claro a marrom-acizentado-claro.Anéis de crescimente distinto, grã direta a revessa, textura média, brilho ausente e cheiro impercepívil.

Características Morfológicas: Na área comercial geralmente a altura chega a 10,30 m, com o DAP (diâmetro a altura do peito) igual a 60,80cm e com o DAS (diâmetro a altura da sapopema) igual a 60,00cm, com tronco retilíneo e sapopema de baixa a 1,90m.

Características Gerais: Cerne: distintos. Cor do Cerne: marrom-avermelhado-claro. Alburno: distinto. Cor do Alburno: cinza-claro a marrom-acizentado-claro. Anéis de crescimente: distintos.
Grã: direta a revessa
Textura: média
Cheiro: imperceptível
Gosto: imperceptível


Secagem: Rápida em estufa, com tendência a encanoamento moderado, e com moderada tendência a rachaduras e torcimentos médios.

Durabilidade: Baixa resistência ao ataque de organismo xilógrafos.

Preservação: Alburno e cerne muito fáceis de preservar, sob pressão, com creosoto (oleossolúvel) e com CCA-A (hidrossolúvel).

Usos: Construção civil e naval, móveis, molduras, carpintaria comum, fabricação de contraplacados, miolo de portas, molduras, rodapés, embalagens, ripas, sarrafos, fôrma para concreto, cabos de vassoura. chapas, caixas, engradados e outros.

Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. bom dia Marcus! gostaria de te pedir um auxilo com informações, tenho vontade de trabalhar com uns artigos em madeira, coisa pequena em que a peça maior inteiriça seja do tamanho de 20cm quadrador e não quero fazer emendas, uma madeira que a umidade, não ataque tanto mesmo que dentro de casa e que a aparência seja bonita. Naõ queria nada de aglomerado ou madeira reutilizada entendeu? Me indica um lugar e madeira cara pros meus artesanatos amigo?!

    att,

    Flávio de matos

    Feliz ano novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.